quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A histórica metalúrgica ALBA estreia-se no Tent London


A metalúrgica fundada em 1921 estará presente no festival de design Tent London, entre 22 e 25 de setembro, um dos mais importantes certames de design do mundo, com a salamandra “Remade” da autoria de Francisco Providência.

Ao longo de quatro dias, 450 expositores provenientes de 29 países esperam receber 25 mil visitantes. E Francisco Providência mostra a sua salamandra, a “Remade”, que diz: “Foi inspirada na forma do cilindro dos primitivos motores de combustão da juventude”, explorando-o na conceção da salamandra.

“Esse é o seu humor, a sua manifestação de inteligência e a sua beleza”, explica. O equipamento conjuga o conforto do aquecimento e o design de autor, proporcionando a sua integração plena em diferentes ambientes de decoração e áreas de estar.

De referir que em 2014 a ALBA conquistou o seu primeiro Prémio Mundial de Design, com um recuperador de calor desenhado por Eduardo Souto de Moura, Prémio Pritzker de Arquitetura 2011, entre 4.815 propostas de 1.816 empresas, arquitetos e designers provenientes de 53 países.

A ALBA foi fundada por Augusto Martins Pereira que aprendeu a arte da fundição em Boston, nos Estados Unidos da América. E as peças fabricadas por esta marca estão presentes no imaginário colectivo português, desde mobiliário de jardins e parques de norte a sul do país, desde o início do século XX.

Em 2011, Pedro Martins Pereira, bisneto fundador e Presidente da LARUS (marca de mobiliário urbano com os mais importantes prémios internacionais de Design), foi desafiado relançar a ALBA, desenvolvendo a área de Inovação.

Fonte: Virgínia Alves (Dinheiro Vivo)

Sem comentários:

Enviar um comentário