quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Breve crónica genealógica da família Vasconcelos

O primeiro chefe de família de que há memória, oriundo da Vila de Arouca, de seu nome António Pereira de Vasconcelos, casado, que habitou na sua casa com quintal na referida Rua da Corredoura em Sever, proprietário com vasto património em Sever e no lugar de Paredes - Pessegueiro, teve quatro filhos:

1.ª Geração:

Francisco, José Maria, Joaquim e Maria Pereira de Vasconcelos. O Francisco e a sua irmã Maria, ficaram em Sever, ele na casa que era de seu pai e ela no lugar da Bréga - Rua da Torre, no espaço onde se encontra actualmente o centro comercial da Vila. O José Maria e o Joaquim ficaram no lugar de Paredes, na casa de campo chamada a Cordoira;

2.ª Geração:

O Francisco deixou quatro filhas, a Deolinda (da Pensão Gaspar), a Marcelina, a Guilhermina e a Emília. O Joaquim deixou três, o Adriano, o António e a Maria II. O José Maria emigrou para o Brasil e depois de muitos anos regressou a Paredes onde faleceu, no estado de solteiro e sem deixar descendentes.

A Maria P. de Vasconcelos, casou com Augusto Martins Pereira, fundidor de profissão e tiveram quatro filhos, o Augusto Martins Pereira - filho, nome igual ao de seu pai, fundador da fábrica “Metalúrgica Alba” (conhecido benemérito de Sever do Vouga, que amou sempre a terra que o viu nascer), o Ingelino e o Adriano, todos fundidores emigraram para E.U.A. E ali exerceram a sua profissão) e uma filha que emigrou para o Brasil e ali constituiu família.

Fonte: Jornal Beira Vouga

Sem comentários:

Enviar um comentário