sábado, 15 de agosto de 2009

Fabrico do primeiro automóvel inteiramente português

Nos anos 50, surgiram várias marcas nacionais, que prestaram as suas provas nos diversos circuitos de então. A Alba foi uma delas, sob o impulso de António Augusto Martins Pereira, neto do proprietário da metalurgia ALBA, em Albergaria-a-Velha.

Portugal encontrava-se, nessa altura, na vanguarda do fabrico de automóveis de competição (marcas: ALBA, FAP, DM, Olda, PE, MG Canelas ), tal como é relatado na «História do Automobilismo Português», de José Barros Rodrigues (Ed. Talento).

Construído e inteiramente desenhado em Albergaria-a-Velha na Fábrica Alba (Metalurgica) no ano de 1952 por António Augusto Martins Pereira, com 1500 cc (motor também desenhado por ele), 90 cv, 4 cilindros e 4 velocidades e atingia os 200 km/h, com carroceria em fibra ao estilo italiano

A Alba foi uma das marcas mais consistentes do panorama automobilístico nacional e no seu currículo consta, inclusivamente, a construção de um motor, um quatro cilindros quadrado – curso e diâmetro de 78 mm – com 1500 cc, duas árvores de cames à cabeça e duas velas por cilindro, todo em alumínio.

Foram construídos três automóveis; dois quase iguais e um outro, mais curto e leve, mas também muito semelhante. O primeiro, desenhado e construído sobre um chassis 508 C, em 1952, coube-lhe como era usual, um motor Fiat de 1089cc.

Com Francisco Corte Real Pereira, a Alba venceu a Taça Cidade do Porto, em 1953, mas com António Augusto Martins Pereira – empresário da Indústria Metalúrgica Alba e o principal responsável pelo aparecimento da marca e também piloto em provas de regularidade – a Alba conseguiu outros sucessos, em particular a vitória no Rali do Vinho do Porto, em 1955, com o motor 1500 Alba.

Actualmente, são conhecidos dois automóveis: OT-10-54 – 1500 (cedido em 2006 ao Museu do Caramaulo para restauro) e TN-10-82 – 1100 (vermelho). O outro ficou sinistrado durante uma das provas automobílisticas.

Fonte: Adaptado de Forum Portal dos Clássicos


(in Blog de Albergaria)

1 comentário:

  1. Bom dia.
    Onde posso encontrar os planos deste carro?
    (estou a fazer o mesmo em 3D) e preciso de referências técnicas!

    Muito obrigado!
    Ricardo Matos

    ResponderEliminar