José Miguel de Jesus Estima elaborou uma Tese de Mestrado subordinada ao tema "A fábrica Metalúrgica Alba 1921-1960: Produção de Cultura Material no período do Estado Novo".O trabalho foi enviado para o "Royal College of Art" no âmbito do seu Mestrado em Arte no curso de História do Design promovido pelo "Royal College of Art" e pelo "Victoria and Albert museum".
Referência: RR006RCAMA
Mais informações
Portugal esteve sob um regime autoritário entre 1933 e 1974; a mais longa ditadura de extrema-direita na Europa, conhecida como "Estado Novo". Este Estado repressivo tinha um programa específico, económico e estético dominado por ideias nacionalistas e nos nostálgicas.
Durante este período, uma empresa chamada Alba produziu uma vasta gama de produtos de ferro fundido, de electrodomésticos e mobiliário urbano.
A Alba teve um forte impacto no desenvolvimento, produção e distribuição de seus produtos em todo o território Português e colónias e, ainda hoje, está "gravada" na memória colectiva do povo português.
Este estudo procura compreender as condições em que esta "cultura material" foi produzida em Portugal durante a época da ditadura, analisando o "caso Alba" como paradigmático da realidade industrial daquele tempo.
Fonte: J.M.E.
Sem comentários:
Enviar um comentário